domingo, 4 de setembro de 2011

Sobremesa de Verão

É Verão, e não canso dele. Dos dias de piscina passados na água, passados com amigos a rir e a jogar às cartas, e as noites passadas à conversa. Há que aproveitar enquanto dura, enquanto os amigos se encontram juntos e não se separam pelos caminhos da vida. Há que fazer memórias que durem uma vida inteira. Ainda bem que há alguns que sempre ficam :)
Gosto do Verão, para mim sempre foi um tempo de descanso merecido após muito esforço e empenho em todas as áreas da minha vida. E apesar de, às vezes, o calor ser demais, nunca é o suficiente para parar todas as actividades ao ar livre nem a boa disposição. E aqui fica uma sobremesa óptima para o Verão.


Bolo de Bolacha
- 250gr de açúcar
- 2 pacotes de bolacha
- 6 c.s. de chocolate em pó
- 200gr de miolo de amêndoa
- 250gr de manteiga de sem sal
- 3 gemas
- Café açucarado
- Meio pacote de natas (se necessário)

Numa tigela bater muito bem a manteiga, juntar depois o açúcar e as gemas, uma a uma, batendo sempre entre cada adição. Juntar por fim o chocolate em pó, se a mistura ficar muito dura juntar meio pacote de natas. 
Num prato dispor uma bolacha no meio e mais seis à sua volta, previamente embebidas no café, sobre estas colocar parte do creme. 
Repetir o processo até acabar as bolachas, e por fim, cobrir tudo com o restante creme e polvilhar com as amêndoas previamente torradas no forno.


15 comentários:

Ilídia disse...

Já noto uma pontinha de nostalgia no teu texto. Mas os verdadeiros amigos ficam sempre, sim. Na semana passada, falei com uma amiga da universidade, com quem já não falava há bastante tempo. Estivemos imenso tempo ao telefone e foi como se nunca nos tivéssemos separado. Continua tudo igual. As verdadeiras amizades são assim :)
Gostei muito do bolo.
Beijinhos

BValério disse...

Concordo, para mim uma verdadeira amizade não se esquece nem se "destroi" com o passar no tempo. :) Obrigada

M. disse...

Hummmmmmmm, está tão bonito!!! Nunca fiz um bolo de bolacha que se aproveitasse ;)
Quanto às amizades, sinto-as esvaírem-se com muita pena minha. É o trabalho? É o morar mais longe? É outra coisa, provavelmente.
Beijinhos, boa semana!
Madalena

M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paula MARIANA disse...

Ficou lindo e muito guloso, parabéns pelo blogue e já fiquei seguidora,


beijinhos!!

paty disse...

Hummm que bolo delicioso, gostei desta maneira de fazer bolo bolacha :))Beijinho e boa semana!

Xana disse...

eu adoro bolo de bolacha, ficou tão apetitoso..
beijinhos

Saltapocinhas disse...

o meu marido adora bolo de bolacha e eu não faço há séculos!
acho que vou fazer um dia destes, inspirada na tua receita.

BValério disse...

Obrigada a todos pelos comentários simpáticos :) Beijos e boa semana ^^

Carla disse...

É a primeira vez que vejo bolo de bolacha com chocolate. Uma boa variante para os tradicionais que já conhecemos. bjs carla sousa

garlutti disse...

Olá da Espanha Vigo .. .. Gosto de aprender receitas de outras cozinhas .. segui-lo e convidá-lo para compartilhar o meu blog ... saudações Marimi

Elvira disse...

Adoro bolo de bolacha! E essa variante com chocolate parece muito boa! :)

Conceição Pimentel e Elizabete Pimentel disse...

Esta sobremesa está com excelente aspecto.

Com que então vivemos na mesma ilha, gosto muito quando encontro por estas bandas pessoas da minha terra. Estou de férias fora, mas sinto sempre saudades da minha ilha de S. miguel.

bjs

BValério disse...

:) Há sempre um lugarzinho especial para a nossa ilha no nosso coração.

são33 disse...

ADORO BOLOS DE BOLACHA E POR ACSO HOJE FIZ UM ,SÓ FALTA DECORAR.
GOSTEI DO TEU FICOU LINDO.
BJ