terça-feira, 4 de outubro de 2011

Sobremesa de tarde de Outono :)

À quase um mês que não posto nada aqui, entre aproveitar os últimos dias de férias (e ao que parece de Verão) e o início da Universidade o tempo diminuiu drasticamente e a minha cozinha virtual é que sofre. 
O tempo tem estado de doidos, entre dias de sol (que já começam a escassear) e dias de vento, chuva e trovoadas, lá vai uma pessoa adiantando a sua vida da maneira que pode. Mas verdade seja dita, a preguicite aguda já começa a atacar e quanto mais se tem para fazer menos vontade existe. Quem mais sofre deste mal? Espero não estar sozinha :P...
Olhando para a janela em dias de chuva, que mais apetece senão estar em frente à lareira com uma boa caneca de chá e um bom livro? Ou então com uma caneca de chá e uma queijadas acabadinhas de fazer? São razões pelas quais gosto do Inverno (admito que sou uma pessoa de extremos Verão e Inverno são as minhas estações preferidas :)
Mas deixo aqui uma receita de queijadas fáceis e saborosas, que melhor combinação que esta?

Peço desculpa por não ter ido visitar ou comentar ou vossos blogs, e prometo que em breve irei fazê-lo :)


Queijadas de leite
- 1l de leite
- 500gr de açúcar
- 200gr de farinha com fermento
- 3 ovos
- Raspa de 1 limão branco
- 125gr de manteiga (aproximadamente)

Bater os ovos com a manteiga derretida, juntar o açúcar e bater de novo. A esta mistura juntar a farinha e a raspa de limão e misturar tudo. Por fim, junta-se o leite, fervido previamente, e misturar tudo novamente.
Colocar a massa nas formas untadas com manteiga (ou outra coisa à vossa escolha) e farinha. Vai ao forno durante 15/20min a uma temperatura média.
Atenção: depois de sair do forno deixar arrefecer completamente antes de desenformar, depois de frias as queijadas ficam mais duras.
Com esta quantidade é possível fazer cerca de 30 queijadas.
Já fiz esta receita com leite de soja e também ficam muito boas :)


1 comentário:

disse...

Ai que a minha mandou ronco de fome enorme ao ver estas queijadas!
Que linda! Que fome! =)