sexta-feira, 6 de Julho de 2012

Uma quiche

A Cozinha de Sábado voltou! Após alguns meses sem colocar nada aqui, hoje sinto que é dia para fazê-lo. Com uma Quiche Lorraine, um pouco modificada, para se adaptar aos ingredientes que tinha em casa, mas muito saborosa.


Quiche Lorraine
Massa:
- 250 gr de farinha sem fermento
- 125 gr de manteiga derretida
- 125 ml de água
- Pitada de sal
- Manteiga para untar

Recheio:
- 200 ml de leite
- 200 ml de natas
- 3 ovos
- 1 c. sopa de farinha
- 150 gr presunto aos cubos
- 150 gr fiambre aos cubos
- 150 gr queijo aos cubos
- Pimenta q. b.
- Sal q. b. (opcional, não pus muito pois o presunto é bem salgado)
- Noz-moscada q. b.

Colocar a farinha, a manteiga, um pouco de sal e misturar na batedeira, juntar a água aos poucos, e, se necessário juntar mais farinha. Deixe repousar por 15 minutos. Untar a forma com manteiga.
Numa bancada polvilhada com farinha amassar um pouco e estender a massa. colocar a massa na forma. Colocar o queijo, o fiambre e presunto em cima da massa.
Num recipiente juntar os ovos, as natas, o leite e a colher de sopa de farinha, temperar com pimenta, noz-moscada e sal (opcional). Bater até misturar e cobrir a tarte com esta mistura.
Vai ao forno em lume médio até ficar dourada por cima.

Já fiz esta quiche utilizando a receita de massa que aqui apresento e também com massa comprada, fica óptimo das duas maneiras.

3 comentários:

Conceição Pimentel e Elizabete Pimentel disse...

Adoro essa comidinha, a sua deve ter ficado deliciosa, pelo aspecto logo se vê.

Tenha um excelente fim de semana, bjs

Mariana Vieira Duque disse...

Boa tarde,
Agradecíamos muito se pudessem divulgar na vossa página este evento de apoio à pequena e média produção nacional.
Nunca, como agora, foi tão importante e necessário “puxar” pelo que é nosso:
Um Mercado Gourmet e Português

Azeite – Patês – Queijos – Charcutaria – Vinhos e Licores – Chocolate – Compotas – Mel
Ervas aromáticas – Biológico – Conservas – Condimentos – Pão – Doçaria – Infusões

O Campo Pequeno vai recriar o espírito dos mercados antigos portugueses onde se podia encontrar um pouco de tudo, adaptando-o à temática Gourmet, entre os dias 8 e 10 de Março.
Vamos voltar a reunir no mesmo espaço, o que de melhor se faz em Portugal nesta área. Todos os produtos presentes, são de origem exclusivamente portuguesa ou manufacturados no nosso país.

Objectivos:
- Contribuir para a divulgação, estimulo e sustentabilidade de micro actividades produtivas nacionais, de elevadíssima qualidade, que pela sua reduzida dimensão dificilmente chegam ao conhecimento do grande público. Muitas destas actividades são construídas com admirável persistência, paixão e engenho, nas mais variadas vertentes, constituindo notáveis exemplos de inovação e criatividade nacionais.
- Sensibilizar o público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando actividades da nossa micro economia, a preços justos e vantajosos.

Entrada Gratuita

Data: 8, 9 e 10 de Março (6.ª-feira a Domingo)
Horário: 11h00 às 21h00
Local: Arena do Campo Pequeno (espaço coberto)
Adira ao evento no Facebook:
http://www.facebook.com/events/497287550321649/

203 Web Group disse...

Olá,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUDORECEITA.PT, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 160.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tudoreceita.pt tem mais de 20.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

Paulo Fernandes
Tudoreceita.pt